Formações

Por que sou católico?

Minha Igreja foi fundada por Cristo.

Fundação da Igreja:

"Tu és Pedro e sobre essa pedra edificarei a minha Igreja..." (Mt 16, 17-18)

A primeira vez na bíblia em que se fala em Igreja é com Jesus Cristo nessa passagem. A palavra "Igreja" ("ekklésia", do grego "ekkaléin" "chamar fora") significa "convocação". Designa assembleias do povo, geralmente de caráter religioso (CIC 751). Esse termo era utilizado no Antigo testamento para designar a assembleia do povo diante de Deus, mas podemos ver que no novo testamento esse termo ganha uma conotação toda especial.

Jesus dá as chaves do Reino dos Céus aos homens (V. 19), e ainda mais dá ao homem (São Pedro) a autoridade de ligar e desligar daqui da terra as coisas celestes. O que o príncipe dos apóstolos fala é Palavra de Deus. É também importante perceber que Jesus diz “a minha Igreja” no singular, só existe uma Igreja de Cristo, aquela fundada sobre Pedro. Jesus mesmo disse que iria pra junto do pai e não nos deixaria órfãos... e não nos deixou, deu-nos a Igreja para que pudéssemos continuar a seguir seus ensinamentos.

Missão de São Pedro:

 “Jesus perguntou de novo a Pedro: ‘Simão, filho de João, você me ama?’ Pedro respondeu: ‘Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo.’ Jesus disse: ‘Tome conta das minhas ovelhas.’" (Jo 21, 15-17)

Muito embora tenha negado três vezes a Jesus, foi confiada a ele a missão de conduzir as ovelhas do Senhor até a Pátria Celeste tal e qual o seu Bom Pastor. Foi dada a são Pedro e a seus colaboradores – os outros dez apóstolos – a missão de continuar a obra de Jesus aqui na terra.

Assim como o seu divino fundador os apóstolos foram um a um morrendo... Mas “O Reino é como uma semente de mostarda, que é a menor de todas as sementes. Mas, quando é semeada cresce e torna-se maior que todas as plantas" (Mc 4, 31-32) sua obra não podia morrer; ela cresceu, frutificou e continua viva entre nós até nos dias de hoje. Somos colaboradores dos apóstolos, membros de Cristo.

Aos apóstolos santos homens e de boa índole, cheios do Espírito Santo e sabedoria (At 6, 3) os foram sucedendo até nos dias de hoje com o nosso santo padre Bento XVI e com dom Jaime nosso bispo.

Autoridade apostólica:

“Então Jesus se aproximou, e falou: ‘Toda a autoridade foi dada a mim no céu e sobre a terra. Portanto, vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo’.” (Mt 28, 18-20)
Nesta passagem Jesus deixa bastante claro o que ele quer de seus seguidores, que eles façam todas as nações conhecerem o seu Evangelho.


Então, é nosso dever enquanto juventude cristã continuar a obra de nosso Senhor, pois como disse Jesus “Tenho também outras ovelhas que não são deste curral. Também a elas eu devo conduzir; elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.” (Jo 10, 16) e nós somos essa sua Voz que deve chegar até os confins da terra. Somos nós missionários de Cristo!


Gleydson Maria


Eu sou a videira verdadeira

"Eu sou a videira verdadeira e vós sois os ramos" (Jo 15, 5)
Isto, meus irmãos implica diretamente na nossa missão. Estamos ligados a Cristo e a sua graça santificante chega até nós como a seiva dá vida aos galhos e folhas das árvores e arbustos. É graças a Jesus que podemos produzir frutos, pois fora dele, longe dessa seiva que alimenta e dá vida nós, os ramos secaríamos e queimaríamos ao sol (V. 6).
Se estamos unidos à videira, como bons ramos produziremos frutos. Mas de que maneira os produziremos como disse Jesus? Como iremos gerar esse frutos que fala no evangelho? O quê são esses frutos? Apenas unidos em comunhão com Jesus Cristo e à sua Santa Igreja é que produziremos esses frutos, que são as almas que levamos até Deus por meio da evangelização e do testemunho de vida.
"Os ramos que dão fruto, Ele os poda para que dêem mais fruto ainda." (Jo 15, 2)
Não desanimemos em nossa caminhada ou em nosso serviço de evangelização na igreja, principalmente nas provações, porque "os ramos que dão fruto, Deus os poda para que deem mais fruto ainda." e muitas vezes esse desânimo que você sente na oração ou no serviço a Deus é Ele mesmo te podando para que dês mais fruto.
Assim como uma mãe que cuida de dar leite de comer ao seu filho antes de dar-lhe alimento sólido Deus também cuida de nos alimentar de uma viva emoção e alegria no início da nossa caminhada, sentimentos esses que Ele lentamente nos tira quando vê o nosso crescimento, para nos ensinar a seguir o caminho da fé independente dos sentimentos.
"Quem não fica unido a mim será jogado fora como um ramo, e secará. Esses ramos são ajuntados, jogados no fogo e queimados." (Jo 15, 6)
Porém devemos estar sempre atentos, pois "o ramo que não produzir frutos será cortado", logo se nos fecharmos em si mesmos e nos contentarmos apenas a viver um "catolicismo de missas de domingo" não cuidando de evangelizar o próximo corremos o grande risco de não sermos úteis ao Senhor.

Cuidemos, então, em sermos fieis no serviço ao Senhor, sem desanimar nas provações e com o cuidado de nos mantermos sempre firmes na evangelização por meio do anuncio da Palavra.

Gleydson Maria